Proposta que reduz quantidade de vereadores na Câmara de São Gabriel da Palha é aprovado em 1º turno
A Câmara de São Gabriel da Palha aprovou na sessão extra-ordinária nesta segunda-feira (9), com transmissão ao vivo pelo Portal Momento a proposta de emenda á Lei Orgânica que reduz o número de vagas de vereadores, atualmente são 13 cadeiras, e a proposta reduziria para 9, porém a proposta foi rejeitada pela maioria dos vereadores e então foi votada a sub-emenda reduzindo para 11 vagas.
O vereador José Roque de Oliveira (PDT), pediu vista da proposta, justificando que os vereadores deveriam analisar com um pouco mais de tempo a proposta antes de ser votada, uma vez que a Câmara tem até final desse mês para votar a proposta, porém o pedido de vista do pedetista foi rejeitado por 8 a 4.
A redução para 11 vagas foi aprovada em 1º turno por 10 votos favoráveis e 3 contrários, e continua tramitando na casa, votaram a favor da redução de vagas os vereadores: Junior Pinaffo (PRP), Braz Monfardini (PRP), Delizete Pinheiro (PRTB), José Roque (PDT), Leandro Bragato (PHS), Luiz Vial (PRTB), Leomar Ebenrman (Solidariedade), Renato Alves (Progressista), Guinha (Rede) e Tiago Rocha (PRB).
Por outro lado, votaram contra a redução e a favor da permanência de 13 vagas, os vereadores: Toninho Lopes (PEN), Dellamar Almeida (PHS) e João Teixeira (PCdoB).
O autor da proposta, vereador Luiz Vial (PRTB) disse a sua proposta estava parada na câmara a quase três anos, e que desde o início do mandato foi apresentado essa proposta, mas foi engavetada; Vial lembrou que a câmara não tem estrutura física para 13 vereadores, pois falta gabinetes, computadores, assessores e frisou sobre a economia com dinheiro público, “Precisamos de 9 vereadores que trabalhe, a representatividade será a mesma, com 9 ou 13”, disse Vial.
A proposta segue tramitando e com prazo regimental de 10 dias a partir do primeiro turno, voltará ao plenário para votação em segundo turno, caso aprovada, passará a valer para a próxima legislatura.