Chuva no Sul do ES causa destruição e morte em Alfredo Chaves, Vargem Alta e Iconha
Seis pessoas morreram no Sul do Espírito Santo devido chuva que atingiu o Estado na noite de sexta-feira e na madrugada deste sábado (18): três pessoas em Iconha e três em Alfredo Chaves. Além das mortes, a chuva deixou desabrigados e desalojados. Segundo os primeiros boletins da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, alagamentos e deslizamentos deixaram ao menos 101 pessoas desabrigadas ou desalojadas.
O município de Alfredo Chaves foi o que registrou o maior volume de chuvas no Espírito Santo, sendo 249,2 milímetros. De acordo com o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Carlos Wagner Borges, o volume é maior do que era esperado para todo o mês de janeiro. “Choveu muito e em muito pouco tempo. Em cerca de duas horas choveu mais do que era esperado para todo o mês de janeiro”, disse o tenente-coronel.
Em Iconha, um homem foi encontrado morto no quintal de casa, a suspeita é que ele tenha morrido afogado devido a enxurrada. Outra pessoa também morreu ao ser levada pela enxurrada. O comércio foi bastante atingido no município, carros, árvores, móveis e mercadorias das lojas foram arrastadas, moradores gravaram vídeos que circulam nas redes sociais. Segundo a Prefeitura de Iconha, praticamente 100{5a95de09593b95e4f7b9f890b710ae9ebd7b4b5f9a97083bff113c3a371bdaf8} do comércio da cidade teve prejuízos.
O tenente-coronel Carlos Wagner, do Corpo de Bombeiros disse que o nível da água da água em Iconha subiu muito rápido. O que explica essa velocidade é uma enxurrada. “Choveu muito na cabeceira do Rio Iconha, que nasce em Vargem Alta e a água veio varrendo tudo”. A enxurrada atingiu o município por volta de 21h de sexta-feira.
Em Vargem Alta, até a noite de sexta, ao menos 24 pessoas tiveram que sair de casa em Vargem Alta. Quatro pessoas também ficaram feridas por conta dos eventos causados pelas fortes chuvas na cidade. Lá, choveu 231,6 milímetros, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O número de desabrigados e desalojados deve ser atualizado na tarde deste sábado.
As chuvas também provocaram interdições nas rodovias federais que cortam o Estado. A região Sul é a mais afetada. No Centro de Iconha, o km 375 da BR 101 está interditado devido aos alagamentos, uma rota alternativa é o Contorno de Iconha; também na BR 101, mas no km 434, em Atílio Vivácqua, o trânsito está parcialmente interditado por causa de uma queda de barreira. O trânsito no trecho flui lentamente nos dois sentidos.
Em Domingos Martins, no km 78 da BR 262, o trânsito está parcialmente interditado em virtude da queda de uma barreira no sentido Vitória. Ainda na 262, mas no km 75, há uma queda de barreira no acostamento da via. (Fonte: A Gazeta)
Confira as imagens