Com a chamada pandemia do vírus Codic-19, conhecido por coronavírus a aglomeração de pessoas em locais fechado estão sendo evitadas em diversos países, eventos público, programas de televisão com platéia e celebrações de missas como na Itália por exemplo, onde o Papa Francisco anunciou que as missas serão realizadas sem a presença de fiéis.
Com isso, o padre Fernando Forza, pároco de São Gabriel da Palha anunciou durante a missa desse domingo (15) na Matriz que existe a possibilidade das próximas missas serem realizadas sem a presença de fiéis devido o coronavírus, a diocese de São Mateus já havia divulgado orientação durante as missas e restringiu o contato entre os fiéis para não rezar o Pai Nosso de mãos dadas e não dar o abraço da paz.
“A partir de ontem já não se tem missa no santuário nacional de Aparecida, tem a visitação mas não tem a missa no santuário, então vamos rezar essa Santa Missa aqui em na Matriz sabendo que em breve pode ter essa orientação aqui no meio de nós de acompanharmos a missa somente pela internet, pelo rádio e celebrações particulares. Esse é um momento de muita dor, muita angustia e muito medo, na Europa um dos lugares mais atingidos as pessoas não estão saindo de casa, os supermercados estão vazios, as pessoas não saem nem para comprar comida”, comentou o sacerdote.
No Espírito Santo o número de casos suspeitos de coronavírus subiu para 122, a informação é do boletim divulgado na noite deste domingo (15) pela Secretaria Estadual de Saúde. O acréscimo em relação ao dia anterior se deve a 22 novas investigações na Região Metropolitana e a dois casos de pessoas oriundas de outros estados.