Economia

Empregando 3.200 pessoas, polo de confecção de São Gabriel da Palha é destaque nacional

O município de São Gabriel da Palha abriga um dos principais pólos de confecção do país. Cerca de 80 empresas empregam 3.200 pessoas e atendem as principais marcas do Brasil, com elevado padrão de qualidade. O colunista Ricardo Frizera, da coluna Mundo Business do Folha Vitória conversou com executivos de duas indústrias de jeans do polo de São Gabriel da Palha: Tiago Schmidt, diretor de produção da Cia do Jeans e Paulo Wolffgram Filho, sócio do Grupo Red Wolf (GRW).

Fábricas de São Gabriel da Palha produzem peças para grifes como Calvin Klein e Reserva

Padrão de qualidade é um princípio do pólo de confecção de São Gabriel da Palha desde que José Renato Furlanetti, pioneiro na confecção de jeans na cidade, fundou sua indústria nos anos 1980 (Zé Renato), como é conhecido, é pai de Rafael Furlanetti, sócio da XP Investimentos.

A partir da indústria de Zé Renato, surgiram outras indústrias que ganharam projeção nacional em decorrência da excelência na confecção de roupas, com ênfase em jeans. Uma dessas empresas foi a GRW, uma indústria familiar fundada em 1997, focada em private label– termo que designa a confecção de roupas de uma determinada marca por um terceiro.

Em conversa com a coluna, Paulo Wolffgram Filho, sócio da empresa, contou que o pólo de São Gabriel tem um diferencial em nível nacional que é a alta qualidade das peças de vestuário produzidas. “O jeans produzido no Espírito Santo é reconhecido nacionalmente pelo alto nível de confecção e acabamento. Não temos a mercadoria mais barata, mas com elevado padrão.”

A GRW investiu em certificações de qualidade de produção, auditorias independentes e selos de responsabilidade ambiental e social para estar apta a atender as principais grifes do mercado nacional. Dentre as marcas que a confecção gabrielense atende estão Calvin Klein, John John, Le Lis Blanc e Animale.

Outra companhia que investiu em certificações de qualidade foi a Cia do Jeans, que também tem confecção em São Gabriel da Palha. A empresa fundada em 2006, emprega 1000 colaboradores e domina toda a cadeia produtiva do jeans, com corte, bordado, costura, lavanderia, acabamento e logística. Tiago Schmidt, diretor de produção da Cia do Jeans, destaca que a Cia do Jeans atende a grife norte-americana Wrangler, que possui mais de 70 anos de atuação no mercado global e é reconhecida pela excelência em calças jeans.

O secretário de Indústria e Comércio, Reuque Milke, assumiu a secretaria na semana passada e disse que o papel da secretaria é trabalhar forte nessa área para que esse setor se destaque cada vez mais, agora com a participação do órgão público presente e apoiando essas indústrias. Os empresário da indústria desenvolviam esse trabalho de forma individual, gerando emprego e renda, e agora terão o apoio e incentivo da Prefeitura de São Gabriel da Palha, através da Secretaria de Indústria e Comércio, que vai apoia-los”, destacou o secretário.

Categorias
EconomiaNotíciasSão Gabriel da Palha