Polícias Civil e Militar realizam operações para conter onda de crimes em Jaguaré
As Polícias Militar e Civil realizam durante esta semana diversas operações policiais conjuntas no município de Jaguaré, em resposta ao aumento dos índices de criminalidade na região. A força-tarefa é executada pelo Comando de Polícia Ostensiva do Norte (CPON) e pela Superintendência de Polícia Regional Norte26.
A Polícia Civil informou que a Operação Têmis, deflagrada no início da semana, cumpriu mandados de prisão e de apreensão contra indivíduos ligados a organizações criminosas que atuam no município e adjacências. Na terça-feira (23), foram presos dois homens, de 17 e 19 anos, respectivamente. No dia seguinte, sem ter onde se esconder, um menor de apenas 14 anos se entregou à polícia. Os três são acusados de envolvimento em homicídios e outros crimes.
Ainda na terça-feira, de acordo com a Assessoria de Comunicação da Polícia Militar, foi apreendido no bairro Boa Vista um veículo com restrição de furto que era usado por bandidos para cometer crimes na região. Já no centro da cidade, dois homens foram presos por tráfico de drogas. Em outra ocorrência, na comunidade de Palmito, a PM apreendeu uma arma de fabricação caseira e um pé de maconha.
Na quarta-feira (24), foi detido um homem suspeito de fabricar e fornecer armas de fogo para traficantes da região. Na ação, foi encontrada uma espingarda escopeta calibre 12, com nove munições. A arma possui registro e foi furtada em uma propriedade na zona rural do município de Montanha, em 2016, segundo a polícia.
Na casa do indivíduo funcionava uma oficina clandestina para a fabricação de armas. Foi apreendida no local uma submetralhadora de fabricação artesanal, calibre 380, com dois carregadores contendo 13 munições. No quintal da residência, foi encontrada uma estrutura metálica para montagem de outra submetralhadora, além de material destinado a fabricação de carregadores, dois canos de ferro, seis molas de conjunto de ferrolho de arma de fogo, duas travas de gatilho e dois gatilhos.
Já nesta quinta-feira (25), os desdobramentos das ocorrências iniciadas em Jaguaré culminaram com a descoberta de uma outra oficina clandestina na cidade de São Mateus, onde também eram fabricadas armas de fogo. Foram apreendidas diversas peças de armas e uma outra submetralhadora artesanal.