Margareth Menezes confirma que aceitou convite de Lula para ser ministra da Cultura
A cantora Margareth Menezes confirmou nesta terça-feira (13) que foi convidada pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser ministra da Cultura e aceitou. O favoritismo de Margareth Menezes para o cargo foi relatado na semana passada pelo Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Na manhã desta terça, a cantora se reuniu com Lula no hotel em que o petista está hospedado em Brasília. “O presidente me disse que quer fazer Ministério da Cultura forte”, afirmou a futura ministra da Cultura ao chegar ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição. Lula também já chegou ao local e estava reunido no final da manhã com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.
Quem é Margareth Menezes
Margareth Menezes da Purificação, conhecida como Margareth Menezes, nasceu em Boa Viagem, região de Salvador, em 13 de outubro de 1962. Filha de uma costureira e de um motorista, é a mais velha de cinco irmãos. Aos 15 anos, ganhou uma guitarra e começou a cantar no coral de uma igreja da mesma cidade em que nasceu.
Em 1980, a cantora iniciou sua carreira de atriz, apresentando-se em peças teatrais pelos bairros de Salvador.
Em 1986, Margareth dá início à sua carreira musical. A cantora assinou contrato com a gravadora PolyGram do Brasil e, em 1988, lançou seu primeiro álbum intitulado “Margareth Menezes”.
A artista conquistou dois troféus Caymmi, quatro troféus Dodô e Osmar e foi indicada ao Grammy Awards e ao Grammy Latino. Foi considerada pelo jornal “Los Angeles Times” a “Aretha Franklin brasileira”. Tem mais de dez álbuns musicais lançados e mais de vinte turnês internacionais.
É fundadora da ONG Associação Fábrica Cultural, organização social sem fins lucrativos que atua com cultura, educação e sustentabilidade na capital baiana. Margareth é embaixadora do Folclore e da Cultura Popular do Brasil pela IOV/UNESCO e foi reconhecida pelo Mipad 100, da ONU, em 2021, como uma das personalidades negras mais influentes do mundo.
No dia 1º de janeiro de 2023, a cantora deve participar do show da posse de Lula, ao lado de outros artistas, como Almério, BaianaSystem, Chico César, Duda Beat, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Gilsons, Johnny Hooker, Luedji Luna, Marcelo Jeneci, Martinho da Vila, Maria Rita, Odair José, Otto, Pabllo Vittar, Paulinho da Viola, Teresa Cristina, Tulipa Ruiz e Valesca Popozuda. *Com informações do Estadão Conteúdo