São Gabriel da Palha: Prefeito se reúne com forças de segurança e Ministério Público para discutir medidas segurança nas escolas e creches
O prefeito de São Gabriel da Palha, Tiago Rocha, convidou nesta segunda-feira (10) em seu gabinete os representante das forças de segurança pública para discutir e traçar medidas de imediato para trazer segurança nas escolas e creches do município. Estiveram presentes além do Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, representantes da Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros, Conselho Municipal de Segurança e Secretarias de Educação, Assistência Social e Comunicação.
Durante a reunião foi abordado temas como a prevenção da violência nas escolas perante os atuais ataques e ameaças que estão acontecendo em todo país. Além disso, foram discutidas ações para combater o bullying e outras formas de violência no ambiente escolar.
O Prefeito Tiago Rocha destacou a importância da união das autoridades para garantir a segurança dos estudantes e funcionários das escolas. “Essa é uma preocupação de todos nós e precisamos trabalhar juntos para garantir um ambiente seguro e acolhedor nas nossas escolas, trazendo tranquilidade para todos os pais, professores e alunos”, afirmou o prefeito.
Dentre as medidas a Prefeitura estuda a implantação de um sistema de comunicação integrado entre a policia e diretores de escolas por meio de um “botão do pânico”, que funcionará via rádio comunicador, além da ampliação de câmeras de segurança nas escolas e creches. Questionado sobre a contratação de vigilante ou porteiro, o prefeito disse que existe o interesse de contratar, e que já esta em andamento um estudo junto a Secretaria de Administração e Educação.
O comandante da Polícia Militar, capitão Amorin frisou que desde o momento que tomou ciência dos áudios de ameaça, foi direcionado diversas viaturas para auxiliar no patrulhamento escolar, e que a Polícia Militar vai trabalhar em conjunto com Ministério Público, Polícia Civil, Prefeitura e demais órgãos para garantir a segurança dos alunos e professores.
O promotor de justiça, Dr. Carlos Eduardo Rocha Barbosa, parabenizou a iniciativa do prefeito em reunir imediatamente as forças de segurança, e sugeriu a instalação de detector de metal nas entradas das escolas e creches, além de palestras com os alunos, pois na maioria das vezes os ataques são feitos por alunos ou ex-alunos, “por isso é preciso que trabalhemos com a prevenção interna.
O delegado da Polícia Civil, Dr. Ricardo de Oliveira Barbosa, destacou que os seus investigadores estão monitorando os perfis de pessoas que estão compartilhando áudios que já foram detectados que são fake news, com o objetivo de causar terror e pânico na população.