Papa Francisco recebe alta do hospital após passar por cirurgia
O papa Francisco recebeu alta na manhã desta sexta-feira (16), 10 dias após ser internado no Hospital Gemelli, em Roma. O pontífice precisou passar por uma cirurgia de emergência para tratar uma hérnia no intestino, mas teve uma recuperação “regular e serena”, informou o Vaticano. Ao sair, de cadeira de rodas até o carro que o levaria, o papa foi aplaudido por uma multidão de fiéis que o aguardavam do lado de fora da unidade de saúde. O líder da Igreja Católica se manifestou sobre o naufrágio de migrantes na Grécia, que vitimou pelo menos 78 refugiados. “Eu ainda estou vivo” e “sofro pelos migrantes”, declarou o papa. Francisco também agradeceu aos jornalistas reunidos no local. “Obrigado pelo serviço de vocês, muito obrigado”; disse o papa.
Antes de retornar ao Vaticano, o pontífice esteve na Basílica de Santa Maria Maior para rezar. Pouco depois das 10h no horário local (5h em Brasília), fez uma breve visita particular às freiras do Instituto Maria Santissima Bambina, reunidas para o capítulo geral. Do lado de fora da entrada Perugino, cumprimentou a polícia e agradeceu pelo serviço prestado.
Segundo a Santa Sé, o papa voltará às atividades no próximo domingo (18), quando realizará o Angelus. As audiências dos próximos dias estão confirmadas, com exceção da audiência geral de quinta-feira da semana que vem (21/6), cancelada para que Francisco possa descansar.
Embora o procedimento seja considerado de baixa complexidade, a idade avançada do pontífice inspira cuidados. Francisco ficou internado por 10 dias, para garantir um pós-operatório bem-sucedido. A decisão pela cirurgia veio depois de uma nova bateria de exames médicos feitos na terça-feira (6), dois meses após Francisco passar quatro dias internado por conta de uma infecção respiratória.
No fim de maio, o pontífice argentino de 86 anos ficou afastado das atividades por causa de uma febre. Ele chegou a dar entrada no Hospital Gemelli, em Roma, por volta das 10h40 da manhã no horário local (5h40 em Brasília), e saiu cerca de 1h20 depois.
Antes, em julho de 2021, Francisco passou 10 dias no hospital após passar por uma cirurgia no cólon, para retirar parte do intestino em função de uma diverticulite. No início deste ano, ele disse que a condição havia retornado e estava resultando em ganho de peso, mas frisou que o quadro não era motivo de grande preocupação. A cirurgia anunciada nesta quarta-feira pode ter ligação com esse episódio. Francisco também tem uma osteoartrite, que afeta um ligamento do joelho direito. Desde maio de 2022, ele passou a se locomover com uma bengala ou auxílio de uma cadeira de rodas, devido a uma intensa dor no membro. *fonte: Metrópoles / foto: Antonio Massielo-Getty Images