Esp. Santo

Festa da Penha 2024 já tem data definida; conheça o tema deste ano

A Festa da Penha 2024 foi oficialmente lançada na última sexta-feira (5). O maior evento religioso do Espírito Santo será celebrado entre os dias 31 de março e 8 de abril no Convento da Penha, em Vila Velha, e este ano tem como tema “Ó vem conosco, vem caminhar!”. A organização estima um público de 2,5 milhões de pessoas durante toda a programação.

“O tema escolhido é inspirado na linda canção dos anos 90, ‘Pelas Estradas da Vida’, que lembra que nunca estamos sozinhos. Esta música ilustra nossa mensagem maior, que é atendermos à convocação do Papa Francisco para percorrermos um caminho rumo ao Sínodo, como irmãos e irmãs que somos. E Maria nos ensina a caminhar juntos”, explicou Frei Djalmo Fuck, guardião do Convento da Penha. As informações sobre a 454ª edição da maior festa religiosa do Espírito Santo foram divulgadas pela Comissão Organizadora da Festa da Penha.

A Festa da Penha 2024 contará com as tradicionais romarias e também terá transmissões ao vivo das missas e dos encontros pela internet. A programação de cada dia ainda está sendo finalizada, mas ainda não tem data para ser divulgada. Presente no lançamento, Dom Andherson Franklin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, levou a saudação do arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, e comentou o tema da Festa da Penha 2024. “O evento traz com ele toda fé que se confunde com a identidade do estado. Maria caminha conosco para um Espírito Santo mais inclusivo, para que todos tenham direitos preservados, que sejam respeitados”, destacou o bispo auxiliar.

A Festa da Penha é a maior festa religiosa do Espírito Santo, um dos eventos mais antigos do Brasil e está entre as três maiores festas marianas do país. A atividade com maior público é a Romaria dos Homens (também chamada de Romaria das Famílias), quando cerca de 800 mil pessoas caminham da Catedral Metropolitana de Vitória até o Parque da Prainha, em Vila Velha, em um total de 14 km de percurso.

Categorias
Esp. SantoNotíciasReligião