Mais procurado do Norte do ES: “Fernandinho Beira-Mar capixaba”, é preso em operação
Um dos bandidos mais procurados do Norte do Espírito Santo, Fernando Hoffman, conhecido como “Fernandinho Beira-Mar capixaba”, de 40 anos, foi preso na zona rural de São Mateus. Ele foi surpreendido por policiais civis e penais, que realizaram um cerco para a sua prisão na madrugada desta quinta-feira (22). Entre os crimes praticados por Fernandinho, ele é reconhecido por tentar matar policiais militares em São Mateus e também participar da explosão de um carro-forte em Sooretama.
Segundo o secretário de Segurança Pública (Sesp), Eugênio Ricas, a prisão ocorreu durante uma das fases da Operação Assassinos, que visa prender criminosos de alta periculosidade. “(Fernandinho) É um indivíduo de alta periculosidade, que praticou inúmeros crimes, crimes violentos. Ele tentou matar dois policiais militares. É um bandido que trazia muitos problemas, violência para a sociedade”, comentou Ricas.
Ficha criminal extensa
A ficha criminal do “Fernandinho Beira-Mar capixaba” é extensa e começa em 2002. Ele tem envolvimento com diversos delitos, como furto qualificado, roubo qualificado, tráfico de drogas, organização criminosa, porte de arma de uso restrito, invasão de terra e roubo de madeira. “Ele começa com furto, roubo e tráfico, até chegar nos crimes mais complexos. Foi subindo na hierarquia do crime”, explicou o superintendente de Polícia Regional Norte (SPRN), Fabrício Dutra.
O superintendente explicou que o criminoso atuava em municípios mais próximos da divisa com a Bahia, em Conceição da Barra, São Mateus, Jaguaré e Sooretama. Fernandinho, segundo as investigações, passava boa parte do tempo na zona rural das cidades e recentemente se envolveu em ocorrências de invasão de terra, se passando como um falso quilombola. “Agora ele estava se passando como um falso quilombola e invadindo terras e roubando madeiras, mas não deixando o tráfico de lado”. Ele tinha três locais onde permanecia. As equipes de inteligência conseguiram identificar onde ele estava, que era a casa do pai dele. As equipes policiais integradas chegaram de forma muito rápida e ele não teve reação”, relatou o delegado.
Tentativa de matar policiais
Em 2020, próximo ao pedágio de São Mateus, no sentido a Jaguaré, policiais foram acionados para atender a uma ocorrência de confronto entre organizações rivais na disputa pelo controle do tráfico de drogas. “A PM ia atender uma ocorrência de confronto do tráfico de drogas e esse indivíduo apresentou uma resistência muito forte, atirou diversas vezes contra os policiais. Ele era de uma das quadrilhas. Nossos policiais quase vieram a óbito”, relembrou o superintendente.
Explosão de carro-forte
Já em Sooretama, as investigações indicaram que Fernandinho atuou na tentativa de assalto na parte logística. “Ele participou do ataque ao carro-forte, segundo os colegas que apuraram na época, que foi na parte logística na integração fora do estado”, disse Dutra.