Concurso

Concurso da PMES barra tatuagem, uso de drogas e exige saber Hino Nacional

Os candidatos ao concurso público de oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo precisam ter o ensino médio completo e idade entre 18 e 28 anos. Entretanto, o edital traz outras exigências que podem até eliminar um participante caso ele não fique atento às regras, como as relacionadas à tatuagem, conhecimento do Hino Nacional, uso de drogas ou processos judiciais.

Sobre os desenhos na pele, o documento informa que não é permitida tatuagem definitiva em braços, pernas, colo, pescoço ou rosto que não possa ser coberta pelo uniforme de educação física, composto por calção ou short, camiseta de manga curta e meia de cano curto. Também não são permitidos sinais com ideologias terroristas ou extremistas ou ainda que preguem violência, criminalidade, discriminação ou preconceito.

Na etapa de investigação social, o candidato será contra indicado ou não recomendado se tiver respondendo a inquérito, usuário ou fornecedor de drogas, frequência a locais destinados a jogos de azar, demitido de organizações civis ou militares por motivos disciplinares ou conduta inadequada, com prática de alcoolismo, entre outros pontos.

Outro ponto que chama atenção aos requisitos listados no edital é conhecer o Hino Nacional Brasileiro. O tema está presente no artigo 40 da Lei Federal nº 5.700/1971, estabelecendo que ninguém poderá ser admitido no serviço público sem que demonstre conhecimento do canto. O concurso para oficiais combatentes da PMES oferece 40 vagas,  e as inscrições podem ser feitas até 8 de julho, no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e Assistencial Nacional (Idcap).

Categorias
ConcursoNotícias