Acusados da morte do menino Vitor Alvarenga são condenados a 20 e 28 anos de prisão
Os dois acusados da morte do menino Vitor Alvarenga Sperandio, assassinado aos 13 anos, em julho de 2021 foram condenados pela Justiça após julgamento realizado no Fórum de São Gabriel da Palha nesta quarta-feira (17). Os acusados Wasney Oliveira dos Santos e Renildo Polidório Ribeiro sentaram no banco dos réus e foram condenados respectivamente pelo juri popular, sendo Wasney Oliveira dos Santos á 20 anos e Renildo Polidório á 28 anos de prisão, ambos em regime fechado. De acordo com relato do juiz João Carlos Lopes Monteiro Lobato Fraga, o conselho de sentença reconheceu que Wasney teve uma participação menor no crime e por isso teve uma condenação inferior a de Renildo, que teve a condenação agravada por impossibilitar a defesa da vítima no cometimento do crime.
O julgamento teve início na parte da manhã e terminou por volta das 16 horas, os acusados chegaram ao Fórum em uma viatura da Sejus e foram levado para a cela que existe no Fórum onde ficam os presos aguardando as audiências. Pouco depois das 9:30 horário previsto para início do julgamento, os acusados foram levados para o salão do juri, Renildo estava algemado e vestia uniforme da Sejus, já Wasney vestia roupa comum e também estava algemado, o julgamento durou cerca de 7 horas, e mesmo com depoimento de testemunhas, imagens contidas no inquérito e depoimentos prestados á polícia confessando o crime, o acusado Renildo Polidório voltou atrás e negou perante o juiz e os jurados.
Segundo a denúncia do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), o menino Vitor Alvarenga Sperandio foi morto a tiros por engano, confundido com um rival dos autores do crime que tinham uma rixa com um indivíduo identificado por”Breninho”, o motivo seria o tráfico de drogas. O crime aconteceu há dois anos, na noite de 19 julho de 2021; as investigações apontaram “Breninho” queria estava em confronto com Renildo e teria atirado contra a sua casa, e que Renildo e Wasney foram ao bairro Cachoeira da Onça se vingar e confundiram o menino, imagens de câmeras mostram eles chegando uma moto e em seguida realizaram diversos disparos com uma submetralhadora caseira, Vitor tentou correr mas foi atingido por tiros na cabeça e morreu no local. Uma mulher de 64 anos que estava em casa chegou a ser atingida por uma bala perdida em uma das mãos.