Situação do Rio São José, que abastece a cidade de São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo. (Foto: Heriklis Douglas)
Diante da falta de chuva, a cidade de São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo, vai iniciar o racionamento de água a partir de domingo (29), com paralisação total de abastecimento entre 11 e 16 horas. A decisão foi tomada a partir da redução considerável no volume do Rio São José, que abastece o município, e vale por tempo indeterminado.
Por causa da redução no volume de água do Rio São José, a Cesan responsável pelo abastecimento na cidade precisou mudar o ponto de captação. “O ponto original secou por completo e não permite mais captar água”, explicou Diogo Siqueira, assessor da diretoria operacional da Cesan.
“O nível do São José reduziu drasticamente. Para poder preservar o abastecimento e distribuir água de forma igualitária, vamos implementar a medida“
Diogo Siqueira | Assessor da diretoria operacional da Cesan
Caso ocorra agravamento na situação do volume do Rio São José, será implementado um sistema de rodízio na distribuição de água. Com isso, o município será dividido em três setores e, enquanto um setor for abastecido, os outros dois são paralisados.