São Gabriel da Palha e Vila Valério não terão mais os Médicos Cubanos

Os médicos cubanos integrantes do programa Mais Médicos começarão a deixar o Brasil nos próximos dez dias, a confirmação é da Embaixada de Cuba a um representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Na quarta-feira (14) o governo de Cuba anunciou a saída do programa brasileiro por causa de declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que exigia mudanças nas regras do acordo. Com o fim da parceria, 8,3 mil cubanos terão de deixar o Brasil.

As datas das primeiras partidas dos profissionais foi informada ao presidente do Conasems, Mauro Junqueira, em reunião realizada entre ele, membros da Embaixada de Cuba e representantes da Organização Panamericana de Saúde (Opas), intermediária do acordo. De acordo com o diretor de Comunicação Social do Conasems, Diego Espindola de Ávila, o governo cubano disse ainda que a ideia é que todos os médicos deixem o Brasil até o fim do ano.

São Gabriel da Palha e Vila Valério estão entre as centenas de cidades de deixaram de ter os médicos cubanos, o Programa Mais Médicos disponibiliza 5 (cinco) médicos cubanos para São Gabriel da Palha e 1 (um) para Vila Valério. Esses médicos atuam exclusividade em consultas do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF).

NOTÍCIAS RELACIONADAS