Onze anos depois da separação da dupla Teodoro e Sampaio, o cantor e compositor Alcino Alves, que foi o Sampaio na segunda formação da dupla entre 1995 á 2009 falou sobre o que levou a separação da dupla, em um vídeo gravado por Sampaio ele dá detalhes sobre a convivência dele com Teodoro, e afirma que embora a separação da dupla, eles continuam sendo amigos. Em um dos trechos do vídeo, Alcino Alves disse que o motivo da separação foi a divergência de ideias e o fato de Teodoro não querer investir na dupla acompanhando a tecnologia, pois segundo Alcino ele queria “juntar” dinheiro, e não gastar.
A história de Teodoro e Sampaio começou em 1980, quando Teodoro (Aldair Teodoro da Silva) deixou a antiga Dupla Zé Tapera & Teodoro formada desde 1965 e se juntou com Gentil Aparecido da Silva. Teodoro e Gentil Aparecido seguiram juntos até 1995. Em 1996, Teodoro forma Dupla com Alcino Alves, seu grande parceiro de composição.
Para se ter uma ideia da importância de Alcino Alves na música sertaneja, ele é compositor de canções como As Andorinhas (Alcino Alves / Rossi / Rosa Quadros), gravada por Trio Parada Dura, e Fotografia (Alcino Alves / Xororó) gravada por Chitãozinho & Xororó. Entre as inúmeras músicas compostas por Alcino Alves está Casaco verde, Quando a saudade aperta e Vestido de Seda, que representa um dos maiores sucessos da Dupla Teodoro & Sampaio.