Geral

Associação Comunitária de Segurança faz prestação de contas e pede melhoria na segurança em São Gabriel da Palha

Membros da Associação Comunitária de Segurança de São Gabriel da Palha (ACOMSEG) tiveram a primeira Assembleia Geral do ano 2023, na noite dessa segunda-feira (6), a reunião contou a participação de autoridades do município para discutir sobre melhoria na segurança da população e prestação de contas dos investimentos na área da segurança pública feitas em 2021 e 2022. A reunião aconteceu no auditório da 2ª Companhia da Polícia Militar e teve a presença de membros da diretoria e do Conselho Fiscal, além do sub-comandante do 2º Batalhão, major Caser, o comandante da 2ª Cia da PM em São Gabriel da Palha, capitão Amorim, do presidente da Câmara Municipal, Leonardo Bragato e os vereadores Getson Freitas e sargento Geik.

Também estiveram presentes na reunião o prefeito Tiago Rocha, os secretários de Assistência Social, Comunicação e Educação, além do comandante do Corpo de Bombeiros, o diretor do CDP de São Domingos do Norte e o chefe do Tiro de Guerra, o presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Helena, o presidente da Cooabriel, presidente da Coopcam, representante da Associação de Pastores Evangélicos, Sicoob e Lojas Maçônicas.

Durante a reunião o presidente da ACOMSEG, Avanir Monteiro da Silva falou sobre o objetivo da associação que é apoiar as forças de segurança, promover debates sobre segurança pública e cobrar ações para trazer mais segurança para a população, dentre elas o aumento de efetivo policial, mais operações de combate ao tráfico de drogas e crimes contra a vida,  intensificação nas abordagens e blitz de trânsito. O presidente aproveitou também para agradecer a parceria da Associação Comunitária de Segurança Pública com a Prefeitura, Câmara Municipal, Poder Judiciário, Sicoob Norte e Banestes.

Em destaque na fala do presidente, o mesmo solicitou que as ligações feitas para o 190 voltem a ser atendidas pela Companhia em São Gabriel da Palha, e não por Nova Venécia, como está atualmente desde o final de 2018, quando as ligações passaram a cair no 2º Batalhão em Nova Venécia. Ainda em sua fala o presidente falou sobre a importância e ampliação das câmeras de monitoramento na cidade e também apresentou resultados de ações de apoio a Polícia Civil, Polícia Militar, Tiro de Guerra e Corpo de Bombeiros feitos nos últimos dois anos.

  • Explicação sobre o 190 cair em Nova Venécia

O sub-comandante do 2º Batalhão, major Caser explicou sobre a questão das ligações do 190 caírem em Nova Venécia, segundo o major, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) iniciou a reestruturação do serviço de comunicação com a criação do C.C.O (Centro de Controle Operacional), onde as ligações feitas de São Gabriel e outros municípios que compõe o 2º Batalhão, caem em Nova Venécia e são atendidas e repassadas via rádio para as viaturas que estão próximas a área da ocorrência, o major frisou que atualmente está ocorrendo alguns problemas técnicos pelas operadoras de telefonia, onde algumas ligações acabam caindo em outros município, e que já foi solicitado reparo.

O major destacou que a Polícia Militar está sempre a disposição da população 24 horas por dia e que busca prestar o melhor serviço á população.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Helena, Dejair Folli aproveitou o momento aberto a perguntas e sugestões para pedir mais policiamento no bairro. O pastor Ancelmo do Rosário perguntou sobre como é o trabalho dos agentes de trânsito no município, e se eles são subordinados a Polícia Militar; sendo respondido pelo prefeito que os agentes de trânsito não fazem parte das forças de segurança e apenas possuem a função de controlar, zelar e manter o trânsito sem gargalos, e que os agentes não são subordinados a polícia, e sim ao Departamento de Trânsito Municipal.

O vereador Leonardo Bragato aproveitou para sugerir o asfaltamento do trecho que dá acesso ao Centro de detenção Provisória de São Domingos do Norte, que faz divisa com São Gabriel da Palha, e a estrada de terra prejudica o acesso dos agentes penitenciários e viaturas diariamente no local. Foi sugerido pelo representante da Loja Maçônica, Erildo Canal um documento assinado pelas autoridades e todos os presentes na reunião solicitando apoio da deputada Raquel Lessa para reivindicar o asfaltamento junto ao Governo do Estado e a Secretaria de Estado Agricultura.

O diretor do CDP de São Domingos do Norte, Flaviano Ribeiro Rosa, aproveitou o momento para falar sobre as atividades de ressocialização dos detentos que são desenvolvidas pela unidade, bem como do trabalho diário dos inspetores para manter a ordem e a disciplina no âmbito prisional,  e colocou a unidade a disposição das forças de segurança para consulta de alvará caso que algum detento que foi posto em liberdade seja abordado nas ruas.

O prefeito Tiago Rocha parabenizou a diretoria da ACOMSEG pela iniciativa da reunião e destacou a parceira com o Município na segurança pública através de repasse de subvenção que antes era R$ 12 mil e agora passa a ser de R$ 50 mil anual; esse recurso será utilizados de acordo com as demandas do plano de trabalho apresentado, entre elas as ações de conscientização, prevenção e o apoio administrativo e estrutural ás forças de segurança.

Categorias
GeralRegionalSão Gabriel da Palha