Mundo

Avião militar com prisioneiros ucranianos cai na Rússia e mata 74 pessoas

Um avião militar russo com 74 passageiros, entre eles 65 prisioneiros ucranianos, caiu nesta quarta-feira (24) em Belgorod, cidade russa perto da fronteira com a Ucrânia, segundo o Ministério da Defesa russo. O ministério acusou a Ucrânia de ter derrubado a aeronave e chamou a queda de um “ato de barbárie”. Kiev ainda não havia se manifestado até a última atualização desta notícia.

Ao cair, o avião explodiu, etodos a bordo morreram, segundo o governador de Belgorod, Vyacheslav Gladkov. Além dos 65 ucranianos, a aeronave levava também seis membros da tripulação e outras três pessoas, que não haviam sido identificadas até a última atualização desta reportagem.

O avião é do modelo Ilyushin Il-76, designado para o transporte militar de tropas, carga, equipamentos militares e armamentos. Tem uma tripulação de cinco pessoas e pode transportar até 90 passageiros.

Após meses de impasses no campo diplomático e no front de batalha, Ucrânia e Rússia voltaram, em janeiro, a fazer troca de prisioneiros de guerra. Na semana passada, em uma primeira leva, 400 prisioneiros foram libertados no total, 200 de cada lado.

Desde o fim de dezembro, tropas russas têm bombardeado alvos civis em grandes cidades da Ucrânia , segundo autoridades ucranianas. Em 29 de dezembro, Moscou fez um dos maiores ataques coordenados à Ucrânia, atingindo alvos civis como uma maternidade e deixando 30 mortos, segundo Kiev. *fonte: G1

Categorias
MundoNotícias