Câmara aprova abertura de CPI para investigar empresa que administrava antigo Pronto Atendimento Médico
A Câmara de São Gabriel da Palha aprovou por unanimidade a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de supostas irregularidades cometidas pela empresa Janps Gestão em Saúde, no período em que administrava o antigo Pronto Atendimento Médico do município entre junho de 2017 a setembro de 2019.
Entre as irregularidades apontadas no pedido de abertura da CPI está a má aplicação do recurso público pago mensalmente pela Prefeitura onde a empresa deixava faltar médicos, medicamentos e atendimentos à população, além de mortes de pacientes registradas por negligência médica e a fraude no pagamento de direitos trabalhistas aos seus funcionários, em que técnicos em enfermagem, enfermeiros e psicólogos por exemplo foram registrados com salário mínimo de R$ 998,00 na carteira.
A Comissão Parlamentar de Inquérito foi apresentada ao Plenário e aprovada por unanimidade, ou seja todos os 11 vereadores votaram a favor da investigação que tem prazo regimental de 120 dias para ouvir testemunhas, analisar documentos e apresentar relatório, podendo se prorrogado pela metade. Essa é a segunda vez que o pedido de abertura de CPI para investigar a Janps tramita na Câmara. O primeiro pedido foi protocolado no ano passado, porém o requerimento foi retirado da pauta de votação e extraviou, não sendo encontrado. Os vereadores que compõem a CPI são Tiago Rocha (PRB) presidente; Luiz Vial (PRTB) relator e Leandro Bragato (PHS) membro efetivo; Dellamar Almeida (PHS) e João Teixeira (PCdoB) suplentes.
O outro lado
A Prefeitura de São Gabriel da Palha informou que não tem contrato com a empresa citado desde setembro do ano passado, e que não foi notificada oficialmente sobre a abertura da CPI. A Prefeitura destacou que vai contribuir com o que for necessário para apuração das supostas irregularidades apresentada na denuncia.
A empresa Janps Gestão em Saúde, administrada pelo médico Jan Christoph Lima da Silva foi contactada por telefone e e-mail porém não foi dado resposta até o fechamento da reportagem. No endereço da empresa que consta no cadastro do CNPJ ninguém foi encontrado, no local não há placa de identificação e fomos informados por vizinhos que nunca funcionou essa empresa no endereço.