Notícias

Casagrande diz que vai pedir ajuda a Lula para destravar BR-101 e ferrovia até Anchieta

O governador Renato Casagrande (PSB) vai ao aeroporto na tarde de hoje (15) recepcionar o presidente Lula (PT) que, pela primeira vez nesse terceiro mandato, vem ao Espírito Santo. A previsão é que o governador e a comitiva de Lula sigam de carro até o Contorno Mestre Álvaro, na Serra, onde ocorrerá a cerimônia de entrega da obra.

Casagrande disse que vai aproveitar o percurso para convencer o presidente a entrar na articulação para destravar a repactuação da concessão da BR-101, que está parada à espera de um acordo no Tribunal de Contas da União (TCU). Em julho de 2022, a Eco101 cogitou abandonar o contrato e entregar a concessão, de forma amigável.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou ao TCU uma proposta de acordo, para que a ECO-101 continue à frente das obras de duplicação e manutenção da rodovia. Mas ainda não foi batido o martelo.

“As nossas demandas são as mesmas. Primeiro vou agradecer pela inauguração (do Contorno do Mestre Álvaro) e vou pedir publicamente para ajudar a fechar o entendimento sobre a BR-101. O acordo está indo bem, mas vou pedir para ajudar na articulação com o TCU. Combinei com o Renan de tratar do assunto publicamente, é importante”, disse Casagrande na noite desta quinta-feira (14), após participar da posse do novo comando do Tribunal de Justiça.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, vem na comitiva do Lula e deve falar, em seu discurso, sobre as obras estruturantes do Estado. Casagrande também vai reforçar, publicamente em seu discurso, um pedido de ajuda também em prol da ferrovia EF-118. “Vou reforçar o pedido pela EF-118 até Anchieta. Está no caminho, mas depende de uma negociação do Governo (federal) com a Vale e eu vou pedir para fechar essa negociação o mais rápido que puder”, afirmou Casagrande.

A duplicação da BR-262 também deve entrar no pacote de demandas que Casagrande vai apresentar ao Presidente. Esses são, hoje, os principais gargalos e barreiras ao desenvolvimento do Espírito Santo. Tanto as rodovias quanto a ferrovia EF-118 estão previstas nos investimentos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), assim como o Contorno do Mestre Álvaro. O novo PAC foi lançado em agosto, mas muitas obras ainda não saíram do papel. *fonte: Folha Vitória

Categorias
NotíciasPolítica