Casos de dengue continuam aumentando em Vila Valério e Prefeitura faz alerta a população
Os casos de dengue no município de Vila Valério têm se tornado alarmante, segundo o último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na tarde desta quarta-feira (15), são mais 37 notificações para as três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt. Um número muito elevado para um município com pouco mais de 14 mil habitantes, vale ressaltar que no boletim anterior eram mais de 190 notificações.
Um dos motivos para o aumento de casos de Dengue no Estado e principalmente no município valeriense, de acordo com especialistas, é a circulação do DENV-2, conhecido como sorotipo 2 da dengue. Ele é um dos quatro sorotipos de vírus da doença e a circulação não era detectada desde 2019 aqui no Espírito Santo. Porém, no ano passado já havia sido detectado aqui no Brasil.
A circulação do DENV-2, está diretamente atrelado ao verão chuvoso da nossa região e aos locais propícios para a procriação do mosquito Aedes Aegypt em uma quantidade acima do normal, proporcionado pela falta de cuidado com os locais onde os mosquitos se reproduzem, que é a água parada.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Katiucy Muller, Vila Valério nunca passou por uma situação como esta e que a Secretaria vem criando ações de enfrentamento a dengue, porem é fundamental que a população participe neste combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
A secretária informou ainda que o município vem tomando ações de enfrentamento como; aumentando o ciclo de visitas nas residências do município; realização de visitas direcionadas quando se tem denúncias ou reclamações da população sobre possíveis focos de mosquito; visitas em pontos estratégicos da cidade como borracharias, cemitério, áreas públicas, casas com quintais com grandes quantidades de plantas, pontos que tem histórico de sempre dar focos entre outros. Locais como esses são vistoriados a cada 15 dias e dedetizados mensalmente ou quando positiva para Aedes Aegypti.
Outro local que vem recebendo uma atenção especial da equipe da Secretaria são os bueiros do município que tem sido feito a aplicação constante de inseticidas, para evitar a criação de larvas, além dos trabalhos com bomba motorizada, em localidades onde se tem pacientes positivos para Dengue.
Ações de conscientização também é realizada pela Secretaria, como passeata, mutirão de limpeza, panfletagem no comércio, palestras nas escolas, tapagem de caixas de água que são encontradas abertas nas residências, propaganda em carro de som entre outras ações. Ainda é pertinente ressaltar que a responsabilidade em combater o mosquito Aedes Aegypt é de todos, não cabe somente ao poder público, pois segundo levantamento da SESA, mais de 80% dos casos são notificados dentro das próprias residências. *fonte Asscom PMVV