Deputado Renzo Vasconcelos propõe auxílio emergencial para os que trabalham com eventos
Parado há um ano, o setor de eventos é um dos mais afetados economicamente pela pandemia. Para amenizar os impactos causados na vida de empresários e profissionais da área, o deputado estadual, Renzo Vasconcelos (Progressistas), propõe a criação do Programa Emergencial de Auxílio do Setor de Eventos.
O Projeto de Lei nº 83/2021, já protocolado na Assembleia Legislativa quer estabelecer a criação desse programa com a finalidade de isentar e refinanciar impostos e taxas estaduais referentes aos exercícios de 2019 até 2022, além de criar linhas de crédito especiais por meio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). O Projeto de Lei está em tramitação e será analisado pelos deputados.
No texto do projeto, o deputado relata que o setor de eventos foi brutalmente atingido desde o início da pandemia. “Eles foram os primeiros a parar e serão os últimos a voltar. Sem trabalho, ninguém consegue ficar de pé. A proposta da criação do Pease é justamente para fazer os empresários se manterem firmes mesmo com as restrições de funcionamento”, explicou o deputado.
Segundo Doreni Caramori Júnior, presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), mais de 350 mil eventos deixaram de ser realizados em 2020 (o número inclui shows, festas, congressos, rodeios, eventos esportivos e sociais, teatro, entre outros). O setor deixou de faturar R$ 90 bilhões no ano passado e muitas empresas fecharam as portas. “Se nada for feito, certamente a gente vai ser responsável por um desemprego enorme”, afirmou Doreni.