Na manhã desta quarta-feira (26), a equipe do Centro de Operações Estratégicas da Secretaria da Saúde (Sesa); se reuniu para tratar sobre atualizações relacionadas ao Coronavírus. O primeiro caso suspeito da doença foi registrado no Espírito Santo na tarde desta terça-feira (25). No entanto, no início da tarde desta quarta; após a realização de exames pelo Laboratório Central do Espírito Santo foi confirmado que se trata de um caso de Influenza A, sendo descartado o Covid-19 (coronavírus).
O paciente com a suspeita do vírus é um aposentado de 54 anos, morador da Grande Vitória, que chegou recentemente de uma viagem à Itália e deu entrada na UPA da Serra e depois foi encaminhado para o hospital Jaime dos Santos Neves. Desde o final da tarde de terça-feira, ele foi monitorado pela equipe médica do hospital e teve amostras de material coletado para exames laboratoriais. O caso suspeito foi informado no mesmo dia ao Ministério da Saúde; mas o descarte para Coronavírus foi confirmado no início da tarde de hoje, ou seja, em menos de 24 horas após a coleta do material.
O coordenador do Centro de Operações Estratégicas (COE) da Sesa, Luiz Carlos Reblin, explicou que se não houvesse a detecção de nenhuma outra virose, o caso se encerraria aqui mesmo. “Se não houvesse a detecção de nenhuma outra virose, esse material seria enviado para o laboratório de referência que; para o Espírito Santo seria a Fiocruz, no Rio de Janeiro, e para um período aproximado de sete dias para a positividade ou não para o Coronavírus”, conforme explicou.