Detran|ES: Ações educativas alertam condutores de veículos para o comportamento seguro no trânsito
A equipe de educação para o trânsito do Detran|ES realiza campanha de conscientização em vários municípios para levar conceitos educativos aos capixabas. Dessa vez os condutores de veículos dos municípios de Nova Venécia e São Gabriel da Palha receberam orientações sobre a necessidade de adotar comportamentos seguros e contribuir para a redução de acidentes e mortes no trânsito. As blitz educativas contam com o apoio de agentes de trânsito da Prefeitura e da Polícia Militar, e seguem até sábado (9).
A ação “Atenção pela vida” é realizada pelo Detran|ES em parceria com a Polícia Militar e as Prefeituras e busca sensibilizar pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores para as atitudes corretas no trânsito de acordo com a legislação. Durante as atividades, as educadoras chamam atenção dos moradores que passam pelas vias para a importância de obrigações que promovem a segurança no trânsito, como a utilização dos equipamentos, como cinto e cadeirinha nos automóveis e capacete nas motocicletas, mesmo para aqueles percursos rápidos, dentro do mesmo bairro de residência dos condutores ou nas estradas e comunidades rurais. Também abordam os cuidados necessários para os ciclistas, a utilização da faixa de pedestre nas travessias, a necessidade de obedecer à sinalização de trânsito, os riscos do uso do celular e da mistura de bebida e direção.
O diretor geral do Detran|ES, Harlen da Silva, ressalta que as ações educativas são importantes para despertar a sociedade para o grave problema que é o trânsito e seus acidentes. “É preciso a reflexão, conscientização e mudança de comportamento. A equipe de educação do Detran percorre municípios de todo o Estado com abordagens nas ruas, escolas e empresas para levar a conscientização para um trânsito seguro, focando especialmente em comportamentos que levam risco a todos, como as pessoas que dirigem ou pilotam sem CNH, que não usam capacete, que bebem e dirigem e, muitas vezes, tentam justificar essas atitudes por acharam que a distância é pequena ou que nada vai acontecer. Nosso objetivo é alertar as pessoas para os perigos e a necessidade da responsabilidade de todos para preservar vidas no trânsito”, disse.
- Observatório do trânsito
Em 2021, foram registrados 519 acidentes de trânsito em Nova Venécia, sendo 274 sem vítimas, 221 com vítimas parciais e 24 com vítimas fatais. Já no município de São Gabriel da Palha, foram 270 acidentes, sendo 178 sem vítimas, 85 com vítimas parciais e 7 com vítimas fatais.
Esses dados estatísticos relacionados a acidentes no Estado estão disponíveis no Observatório de Trânsito do Espírito Santo. A plataforma pode ser acessada no site www.detran.es.gov.br e tem o objetivo de modernizar a divulgação e dar transparência aos dados do trânsito.
Além das informações por município de ocorrência, o interessado tem acesso a dados como número de acidentes com e sem vítimas; evolução dos dados nos meses do ano; período, como dia da semana e faixa horária; tipos de acidente; vítimas de acordo com a gravidade, sexo, faixa etária e tipo; perfil dos condutores; tipos de veículos envolvidos; além de dados específicos sobre acidentes envolvendo motocicletas e bicicletas. Também são disponibilizados dados da frota de veículos, habilitação e infrações registradas no Estado, com especificações dos municípios.