A Escola Municipal Bertolo Malacarne, de São Gabriel da Palha, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2023, promovido pela TV Gazeta. O prêmio foi concedido pelo “Projeto Mato no Prato: Conheça as PANCs,” que introduziu Plantas Alimentícias Não Convencionais na merenda escolar. Esta é a segunda vez que a cidade vence o prêmio, tendo ganhado anteriormente com o projeto “Semeando o Futuro,” que expandiu uma horta municipal de 300 metros quadrados para 4 km quadrados.
Conheça as PANCs
“O projeto teve início no ano passado, com nossos alunos do nono ano da EMEF. Bértolo Malacarne, a partir de uma conversa informal que abordou várias plantas que crescem nos quintais. A ideia de estudar as PANCs é um projeto inovador que educa os alunos sobre plantas com alto valor nutricional, muitas vezes ignoradas, e as integra na alimentação escolar”, destaca o professor Wesley Alves, idealizador do projeto.
O prefeito Tiago Rocha, destacou a relevância da sustentabilidade nas escolas e expressou sua alegria pela conquista: “É uma honra receber este prêmio em nome de São Gabriel da Palha. O Projeto Mato no Prato demonstra o compromisso da nossa cidade com a educação inovadora e a sustentabilidade. Estamos orgulhosos do trabalho árduo da nossa equipe e da dedicação dos nossos alunos.”
O evento de premiação aconteceu em Colatina e demonstrou o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a inovação na educação. Além disso, em terceiro lugar, outro projeto notável foi reconhecido: o “Workshop Agronegócio, Gestão e Saúde no Campo,” uma iniciativa da equipe de educação do IDAF de São Gabriel da Palha em parceria com uma escola de Nova Venécia.