O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ser interrogado pela Justiça Federal do Distrito Federal, em Brasília, a partir das 14:30 desta quarta-feira (19), no âmbito da operação Zelotes. O interrogatório estava marcado para o dia 11 de fevereiro, mas a defesa do ex-presidente pediu adiamento para que ele pudesse viajar para o Vaticano, a uma visita ao Papa Francisco.
Lula será interrogado sobre o caso da Medida Provisória 471, esse processo investiga a “venda” da MP, que teria sido aprovada em troca de incentivos fiscais para montadoras nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O ex-presidente virou réu do caso em setembro de 2017.
Segundo procuradores que denunciaram o ex-presidente, a aprovação da MP envolveu a promessa de pagamentos de vantagens indevidas a intermediários do esquema e aos agentes políticos. Metade do valor acertado, segundo a denúncia, foi repassado a montadoras. De acordo com a denúncia, as empresas automobilísticas teriam prometido R$ 6 milhões a Lula e ex-ministro Gilberto Carvalho, então chefe de gabinete do ex-presidente, em troca de benefícios para o setor. (fonte: R7)