Flamengo perde para o Al-Hilal e é eliminado do Mundial de Clubes
Na tarde desta terça-feira (7), o Flamengo perdeu para o Al-Hilal por 3 a 2, no Estádio Ibn Batouta e, com isso, foi eliminado do Mundial de Clubes logo no primeiro jogo da competição. Os gols da equipe saudita foram marcados por Salem Al-Dawsari (2x) e Luciano Vietto. Pelo lado rubro negro, Pedro também marcou duas vezes.
O primeiro tempo começou bem movimentado. Logo aos 2, o lateral Matheusinho cometeu pênalti em Vietto e Al-Dawsari converteu para abrir o placar. Após o gol, o Flamengo melhorou na partida e começou a tomar conta das ações, trocando passes no campo do adversário, enquanto a equipe saudita tentava acionar os atacantes em contra-ataques.
Aos 20 minutos de partida, já com volume de jogo, o Flamengo chegou ao empate com Pedro, que recebeu de Matheusinho e bateu de chapa para vencer o goleiro. O primeiro tempo também foi marcado por alguns cartões amarelos, como o de Gerson, por simulação, e Gabigol por reclamação. O jogo continuou movimentado, com chances para os dois lados.
Porém, já nos acréscimos do primeiro tempo, o árbitro marcou, com auxílio do VAR, pênalti de Gérson em Vietto, com direito a segundo amarelo para Gérson, que foi expulso. Al-Dawsari converteu e novamente colocou o Al-Hilal na frente. Na volta para o segundo tempo, Vitor Pereira decidiu tirar Arrascaeta, por opção, e Léo Pereira, contundido, para as entradas de Pulgar e Fabrício Bruno. A segunda etapa continuou movimentada.
Aos 6 minutos, Gabigol quase marcou. Aos 12, Khalifah acertou o travessão. Mais uma vez, Gabigol tentou de cabeça, após cruzamento de Matheuzinho, mas bateu para fora. Aos 24 minutos, após erro de domínio de Erick Pulgar, o Al-Hilal contra atacou. Al-Dawsari tocou para Vietto, que driblou David Luiz e acertou o gol de Santo, fazendo 3 a 1 para os sauditas.
O Flamengo tentou se jogar no ataque para tentar empatar a partida. E quase conseguiu. Aos 45, Pedro marcou o segundo, após desvio na defesa saudita. Antes do fim, Gabigol e Fabrício Bruno tiveram chances, mas a bola não entrou. Essa é a quarta vez no século que uma equipe brasileira é eliminada do Mundial de Clubes. Em 2010, o Internacional foi eliminado pelo Mazembe, do Congo. Em 2013, o Atlético Mineiro foi eliminado pelo Raja Casablanca, do Marrocos, e em 2020 o Palmeiras perdeu para o Tigres.
Próximos jogos
Com a derrota, o Flamengo se despede do sonho do bicampeonato mundial. Porém, ainda não se despede dessa edição da competição, já que, no próximo sábado (11), às 11h30, disputa o terceiro lugar contra o perdedor do jogo entre Al-Ahly e Real Madrid.
Já o Al-Hilal, entra em campo para jogar a final, também no sábado, às 14h, e enfrentar o vencedor da mesma partida.