A Polícia Rodoviária Federal (PRF) cumpriu, na manhã desta terça-feira (26), um mandado de busca e apreensão expedido pela 3ª Vara Criminal de Vila Velha contra o suposto mandante de um esquema criminoso voltado para fraudes em emissão de certificados de registros de veículos no Espírito Santo.
O mandado foi cumprido em um endereço de Caratinga, Minas Gerais, como parte da terceira fase da operação “Replicante”, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo. O material apreendido (documentos, mídias e dispositivos móveis) será analisado na apuração dos fatos.
Operação “Replicantes”
As fases anteriores da operação contaram com o cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão temporária de despachantes, servidores públicos do Detran-ES, intermediários e demandantes das fraudes e resultaram no oferecimento de denúncia criminal em face de sete pessoas.
As investigações revelaram provas de fraudes no registro de veículos em nome de mais de 400 pessoas, com utilização de notas fiscais falsas contendo números de chassis correspondentes a veículos exportados ou comercializados ao Exército Brasileiro. Segundo o MPES, 895 registros de veículos perante o Detran-ES, com valor estimado de fraude superior a R$ 100 milhões, estão sob investigação.