O governo do Espírito Santo anunciou a abertura de concurso público para preenchimento de vagas na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros, o anuncio feito pelo governador Renato Casagrande retifica os editais dos concursos de 2019 de ambas as as instituições, aumentando o número de vagas disponibilizadas, para que mais candidatos que já foram aprovados sejam aproveitados.
No caso da Polícia Militar, o Curso de Formação de Oficiais (CFO) será 80 vagas, sendo os primeiros 40 com início em 2020 e os outros 40 em 2021. O mesmo vale para o Curso de Formação de Soldados (CFsd), que sai de 250 vagas para 650, com turmas de 325 alunos iniciando nos dois anos subsequentes.
Já no Bombeiros será 14 vagas para Oficiais, com duas turmas de sete alunos em 2020 e 2021. Para soldados, já foi iniciado o CFsd há dois meses, com os 120 primeiros, uma nova turma, com 70 alunos, será incorporada ainda este ano para que inicie a formação dos novos aprovados.
O governador Casagrande ressaltou que esse é um grande passo rumo à recomposição do efetivo das duas corporações. “Nós temos um esforço no controle de gastos, para que possamos estruturar áreas estratégicas, como a Segurança Pública. Também temos um concurso público em andamento da Polícia Civil, mas como está um pouco mais atrasado, ainda não tomamos a decisão. Mas certamente vamos ampliar também no futuro. Sabemos do papel fundamental de todas as instituições e colocamos todo o Governo no enfrentamento à criminalidade”, afirmou.