Governo do Espírito Santo autoriza aumento do pedágio na terceira ponte com reajuste de 5{54aed5f4fddb6d735aeea9fa8da5693000eabce0382a3ccc21c416a10a0f3b2b}
Ano novo, aumento novo, é assim que vai começar o ano no Espírito Santo, o motorista vai começar o ano pagando mais caro pelo pedágio na terceira ponte, o anuncio do aumento aconteceu depois que o Governo do Estado, através da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) autorizou um reajuste de 5{5a95de09593b95e4f7b9f890b710ae9ebd7b4b5f9a97083bff113c3a371bdaf8} na tarifa. Os novos valores começam a vigorar a partir de meia noite do dia 1º de janeiro.
Com o aumento, o pedágio unidirecional da terceira ponte [cobrança única para os dois sentidos] para automóvel, caminhonete e furgão com dois eixos e rodagem simples será de R$ 2,10 a partir da próxima quarta-feira (1º), R$ 0,10 a mais que os R$ 2,00 cobrados atualmente. Para motos, o preço sobe de R$ 1,00 para R$ 1,05. Já para caminhões leves, ônibus e caminhão-trator e furgão [dois eixos e rodagem dupla], o valor que entrará em vigor será de R$ 4,20.
Trata-se do reajuste anual, previsto em contrato assinado entre o Estado e a concessionária Rodosol. Segundo informações da Arsp, em nota técnica para o cálculo do reajuste do pedágio da Terceira Ponte foi considerada a decisão liminar da Justiça Estadual de 2013, que mantém o valor da tarifa reduzido.
O valor a ser cobrado, segundo a decisão da Justiça, destina-se à manutenção da ponte, e um percentual para o pagamento das desapropriações realizadas para a construção da rodovia. Ao total cobrado, atualmente em R$ 2, foi aplicada uma cesta de índices que visam à atualização da inflação do período relativo ao último ano.
Sob a tarifa também foi aplicado um redutor, que oscila em torno de 6{5a95de09593b95e4f7b9f890b710ae9ebd7b4b5f9a97083bff113c3a371bdaf8} por ano, e que está previsto para ser adotado até o final do contrato. Ele é reflexo das fiscalizações da Arsp que constatou a não-execução, por parte da concessionária, da chamada conserva especial do pavimento da rodovia. Nos dois últimos anos foi esse redutor que manteve o pedágio sem reajustes. Já neste ano pesou na conta o valor pago pelas desapropriações, em torno de R$ 7,5 milhões.