Notícias

Guarda de Vitória vai ser unificada e agentes de trânsito vão portar arma

A Câmara Municipal de Vitória aprovou o Projeto de Lei encaminhado pelo prefeito Lorenzo Pazolini para a unificação dos cargos da Guarda Civil da capital. Com isso, os agentes de trânsito receberão armas e vão passar a atuar também em ações voltadas à criminalidade.

O texto foi aprovado por dez votos na sessão da última segunda-feira (18). Apenas os vereadores André Moreira (Psol)e Karla Coser (PT), votaram contra. O projeto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Lorenzo Pazolini, o que deve acontecer nos próximos dias.

O secretário municipal de Segurança Pública, Amarílio Luiz Boni, explicou que a mudança se adequa ao Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei federal Nº 13.022/2014), que prevê um cargo único. “É uma adequação à legislação federal, que prevê cargo de carreira única, ou seja, que os agentes façam as duas funções: ações de segurança e fiscalizações de trânsito. Com essa adequação, esperamos aumentar a capacidade operacional e o tempo de resposta, e estar mais presente, mais próximos da população”, disse.

Os agentes que atuam em ações de fiscalização no trânsito atualmente vão poder portar armas letais. Para isso, todos passarão por treinamento previsto para começar em fevereiro, conforme explicou o secretário. No primeiro momento, não serão adquiridas novas armas para os agentes, visto que, segundo o secretário, o município já possui armamento.

Guarda de Vitória deve ter concurso em 2024

O secretário municipal de Segurança Pública adiantou que a Guarda Municipal terá concurso público em 2024. Detalhes do certame, no entanto, não foram divulgados. O anúncio oficial deve ser realizado pelo prefeito no início do ano. Amarílio destacou que as ações adotadas buscam a eficiência do serviço publico, com investimentos na aquisição de viatura, novos armamentos, treinamentos corriqueiros e a aquisição de armas não letais.

Categorias
NotíciasVitória