Guarda de Vitória vai ser unificada e agentes de trânsito vão portar arma
A Câmara Municipal de Vitória aprovou o Projeto de Lei encaminhado pelo prefeito Lorenzo Pazolini para a unificação dos cargos da Guarda Civil da capital. Com isso, os agentes de trânsito receberão armas e vão passar a atuar também em ações voltadas à criminalidade.
O texto foi aprovado por dez votos na sessão da última segunda-feira (18). Apenas os vereadores André Moreira (Psol)e Karla Coser (PT), votaram contra. O projeto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Lorenzo Pazolini, o que deve acontecer nos próximos dias.
O secretário municipal de Segurança Pública, Amarílio Luiz Boni, explicou que a mudança se adequa ao Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei federal Nº 13.022/2014), que prevê um cargo único. “É uma adequação à legislação federal, que prevê cargo de carreira única, ou seja, que os agentes façam as duas funções: ações de segurança e fiscalizações de trânsito. Com essa adequação, esperamos aumentar a capacidade operacional e o tempo de resposta, e estar mais presente, mais próximos da população”, disse.
Guarda de Vitória deve ter concurso em 2024
O secretário municipal de Segurança Pública adiantou que a Guarda Municipal terá concurso público em 2024. Detalhes do certame, no entanto, não foram divulgados. O anúncio oficial deve ser realizado pelo prefeito no início do ano. Amarílio destacou que as ações adotadas buscam a eficiência do serviço publico, com investimentos na aquisição de viatura, novos armamentos, treinamentos corriqueiros e a aquisição de armas não letais.