A Arquidiocese de Vitória comunicou na tarde desta terça-feira (23), o falecimento do arcebispo emérito de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, ele estava internado desde o dia 9 de julho, em tratamento por complicações renais de uma doença hepática crônica.
O estado de saúde de Dom Luiz piorou no último domingo (21). Nesta segunda-feira, apesar da gravidade, o quadro era estável. Em publicação nas redes sociais oficiais da Arquidiocese, foi informado que o local do velório e do sepultamento do clérigo ainda não estão definidos.
Histórico religioso
O sacerdote nasceu em 1942, em Pouso Alto. Segundo informações da Arquidiocese de Vitória, Dom Luiz era religioso da Congregação Sagrados Corações e foi nomeado bispo em 1986 para a diocese de Cachoeiro de Itapemirim, onde permaneceu até 2002, quando foi nomeado arcebispo para a Arquidiocese de Vitória.
“Tornou-se emérito em novembro de 2018 e permaneceu residindo na Arquidiocese de Vitória, exercendo algumas atividades religiosos. Agradecemos a Deus pela vida de entrega de dom Luiz à Igreja e por todos os anos dedicados à evangelização e ao pastoreio. Rezamos e convidamos todos a rezarem para que Deus o acolha em seu Reino. Aos familiares, parentes e amigos, particularmente aqueles que acompanharam dom Luiz durante a internação, dom Dario Campos, arcebispo de Vitória, dom Andherson Franklin, bispo auxiliar e os fiéis de toda a Arquidiocese unem-se em oração e rezam por cada um neste momento de dor”, disse a instituição religiosa, em nota.