Marujo é transferido do ES para presídio federal no Paraná
Faltando poucos dias para completar dois meses em que foi preso, o traficante Fernando Moraes Pereira Pimenta, o Marujo foi enviado para o presídio federal de Catanduvas, no Paraná, a transferência foi no início da tarde desta segunda-feira (29) após um final de semana em que duas pessoas foram mortas, em suas celas, no complexo penal onde estava detida a principal liderança do grupo criminoso Primeiro Comando de Vitória (PCV).
A transferência havia sido solicitada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), e foi autorizada pela Justiça estadual. Ele embarcou no Aeroporto de Vitória em um avião da Polícia Federal.
“Nosso Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), que é um tipo de prisão com mais rigor, segue todas as normas e ele estava sendo mantido isolado e monitorado na Penitenciária de Segurança Máxima 2, mas estamos cumprindo uma decisão da Justiça Estadual e encaminhando o interno para cumprimento da pena em Catanduvas”, afirma o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.
Com seis mandados de prisão em aberto, Marujoera o criminoso mais procurado do Espírito Santo e também integrava a lista dos mais perigosos do país, divulgada pelo Ministério da Justiça. Marujo foi preso na manhã do dia 08 de março em uma operação, que aconteceu por volta das 8h, horário em que, segundo a polícia, ele costumava descansar. A prisão foi comemorada por policiais que estavam na operação.
Após a prisão, ele foi encaminhado para a Penitenciária de Segurança Máxima 2, no Complexo de Viana. Apontado pela polícia como chefe do tráfico de drogas na região do Complexo da Penha, segundo a polícia, Marujo também era um dos líderes do Primeiro Comando de Vitória (PCV), organização criminosa que atua e aterroriza comunidades do Bairro da Penha, Bonfim, São Benedito, Consolação, Gurigica e Itararé.