Geral

Morre Dom Geraldo Lyrio Rocha, bispo capixaba que presidiu a CNBB

O ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo emérito de Mariana, em Minas Gerais, Dom Geraldo Lyrio Rocha, morreu aos 81 anos. O falecimento foi comunicado na manhã desta quarta-feira (26). Dom Geraldo nasceu em Fundão (ES), em 14 de março de 1942. Ele começou sua vida religiosa na Arquidiocese de Vitória, onde foi bispo auxiliar entre 1984 e 1990.

Entre 1990 a 2002, foi bispo de Colatina, no Norte do Espírito Santo. Ele ainda foi arcebispo de Vitória da Conquista, na Bahia, entre 2002 e 2007, e atuava desde então em Mariana. Ele viajou à Xingu-Altamira, no Pará, no último domingo (23) para orientar o retiro espiritual dos padres da diocese. Dom Geraldo sofreu queda, fraturou o fêmur e precisou ser hospitalizado. Em função de uma parada cardiorrespiratória, ele faleceu nesta madrugada.

O velório acontece na catedral de Altamira, no Pará, na manhã desta quinta-feira. O corpo será transladado para Vitória, no Espírito Santo. Ainda não há informações sobre o sepultamento.

Governo do ES decreta luto no Estado

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, decretou luto de três dias no Espírito Santo por conta do falecimento de Dom Geraldo. “Sua dedicação e fé ao próximo nos deixa um grande legado”, disse Casagrande.

Corpo de Dom Geraldo Rocha também será velado em Colatina

O corpo deDom Geraldo Lyrio Rocha, capixaba que presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo emérito de Mariana, em Minas Gerais, também será velado da cidade de Colatina, na noite dessa quinta-feira (27) até 12h desta sexta-feira (28).

Segundo a Arquidiocese de Vitória, após a cerimônia na Diocese de Colatina, o corpo será transladado para o Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana, onde será velado durante o sábado (29). Às 14h, está previsto o início do translado até a Catedral Basílica da cidade, onde o arcebispo emérito será sepultado.

Veja a nota de pesar divulgada pela CNBB

“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) une-se em solidariedade à arquidiocese de Mariana (MG) e aos familiares por ocasião do falecimento de Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito desta estimada Igreja Particular, nesta quinta-feira, 26 de maio, em Altamira (PA), simbolicamente no dia em que a Igreja celebra a memória de São Joaquim e Ana, pais de Maria e avós de Jesus.

Podemos afirmar carinhosamente que Dom Geraldo Lyrio Rocha, neste tempo de sua emeritude, foi um avô de nossa fé e nos educou amorosamente ao seguimento a Jesus Cristo e à Igreja. Damos graças a Deus pela doação deste irmão aos inúmeros serviços prestados à CNBB, ao episcopado do Brasil e do mundo.

Dom Geraldo Lyrio foi um homem que trabalhou pelo Reino de Deus com total dedicação, zelo e amor, até o último suspiro. Somos imensamente gratos pelo serviço prestado pelo prelado à Igreja no Brasil e às dioceses às quais serviu como zeloso pastor.

Cantamos a Deus, a misericórdia do Senhor que se manifesta também neste momento de sua Páscoa. Rogamos a Deus que conforte os corações de amigos e familiares e dê ao nosso irmão o descanso eterno.”

Categorias
GeralNotíciasReligião