Paciente é diagnosticado com suspeita de de coronavírus ao dar entrada em UPA na Serra
A Secretaria de Saúde do Espírito Santo informou que foi notificada sobre o primeiro caso suspeito de coronavírus (Covid-19) no Estado capixaba na tarde desta terça-feira (25). O paciente, do sexo masculino de 54 anos está internado em isolamento no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, onde vai passar por exames.
De acordo com os registros o paciente chegou recentemente ao Espírito Santo após viagem à Itália, onde passou 11 meses. Ele concluiu a viagem no dia 22 de fevereiro e chegou ao Brasil no dia seguinte. Logo apresentou febre e outros sintomas respiratórios.
A Sesa informou ainda que ele foi encaminhado ao Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves porque é o local que tem a “expertise de atendimento a casos graves e é um dos hospitais de referência para atendimento à casos suspeitos, definido pelo Plano Estadual de Enfrentamento e Controle do Covid-19.” O paciente está sendo monitorado e exames laboratoriais serão realizados para confirmar ou não a doença. O caso suspeito será informado ao Ministério da Saúde.
“Primeiro vamos fazer exames para verificar outras doenças respiratórias e os resultados devem ficar prontos na tarde desta quarta-feira (26). Se ele tiver a Influenza, por exemplo, o caso fica encerrado aqui e ele será cuidado para tratar a Influenza. Se não tiver a detecção de nenhuma outra virose, esse material coletado dele será encaminhado para uma outra unidade de referência, que no nosso caso é a Fio Cruz no Rio de Janeiro, e aí vai demorar cerca de sete dias para sair a confirmação ou não para o coronavírus”, explicou o coordenador do Centro de Operações Estratégicas do Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin.
Ainda de acordo com a Sesa, o paciente ao sentir os primeiros sintomas procurou inicialmente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina, na Serra, na tarde desta terça-feira (25). O local chegou a ter os atendimentos suspensos por causa dessa suspeita, mas horas depois foi normalizado. Em seguida, em foi encaminhado para o hospital de referência, Dr. Jayme Santos Neves. Pessoas que estava no local quando o paciente chegou disseram que funcionários distribuíram máscaras a todos. O subsecretário de Saúde da Serra, Aldo Lugão, explicou que todos os procedimentos estão sendo feitos.