Roma – Aos 84 anos, o Papa Francisco passa bem após ser submetido a uma cirurgia no intestino grosso, informou o Vaticano na noite deste domingo. A operação, com anestesia geral, foi realizada na Policlínica Gemelli, em Roma. Em um comunicado, o porta-voz Matteo Bruni disse que o Pontífice “reagiu bem” à intervenção. Ele não informou por quanto tempo o Papa permanecerá no hospital.
A realização da cirurgia foi anunciada neste domingo de manhã pela Santa Sé, segundo a qual ela já estava agendada. O procedimento buscou corrigir um “estreitamento intestinal (estenose) diverticular sintomático do cólon”, e foi realizado por laparoscopia, de modo que não fosse invasivo. O médico Sergio Alfieri foi o responsável pela condução da cirurgia.
A Policlínica Gemelli tradicionalmente recebe os chefes da igreja católica quando precisam de tratamento, e uma parte do seu 10º andar é reservada a eles. Esta foi a primeira vez, porém, em que o sacerdote argentino Jorge Mario Bergoglio foi internado desde que assumiu como Papa Francisco, em 2013.
Como o Papa Francisco é um paciente idoso, há um certo grau de risco. Mas é uma cirurgia que faz parte do dia a dia de qualquer hospital. Não é nada de outro mundo, disse o médico ao G1, o médico Juliano Barra, do Hospital Sírio-Libanês em Brasília. (fonte: O Globo)