Brasil

Placa no padrão Mercosul será obrigatória em todos os veículos a partir de 31 de janeiro

A partir do dia 31 de janeiro, o novo padrão para emplacamentos de veículos passa a ser obrigatório em todo o Brasil. O prazo foi estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em julho do ano passado, após adiamentos. No Espírito Santo, o novo padrão é adotado desde dezembro de 2018. Além do estado capixaba, outras nove unidades federativas já aderiram à nova placa de identificação veicular: Amazonas, Bahia, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia.

A troca é obrigatória para os veículos de primeiro emplacamento, procedimentos de transferência de propriedade e mudança de município ou estado, alteração de categoria, troca de placas danificadas e na reposição de placas perdidas. A nova placa tem as mesmas dimensões da antiga: 40 cm de largura por 13 cm de altura. Ainda assim, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) autorizou uma redução de até 15{5a95de09593b95e4f7b9f890b710ae9ebd7b4b5f9a97083bff113c3a371bdaf8} no tamanho da placa, se ela não couber no receptáculo do veículo, desde que o QR Code e a bandeira do Brasil sejam preservados.

Os capixabas, certamente, já estão familiarizados com o novo modelo de placa, no padrão Mercosul. Ela é exigida para veículos novos, com primeiro emplacamento, para casos em que haja mudança de município ou estado e quando houver necessidade de substituição de qualquer uma das placas por causa de mudança de categoria do veículo, furto, extravio, roubo ou dano da mesma.

Caso a nova placa não caiba no espaço do veículo destinado a ela, a resolução estabelece ainda que o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) poderá autorizar a redução de até 15{5a95de09593b95e4f7b9f890b710ae9ebd7b4b5f9a97083bff113c3a371bdaf8} no tamanho, preservando as posições onde estão estampados o QR Code e distintivo BR.

O novo padrão é composto por quatro letras e três números, o inverso do modelo antigo e que ainda é adotado em alguns estados brasileiros, com três letras e quatro números. A cor de fundo também muda e passará a ser totalmente branca. A mudança na cor ocorrerá na fonte para diferenciar o tipo de veículo, sendo preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.

Categorias
BrasilEm destaqueTecnologia