Educação

Professores da Ufes vão marcar nova assembleia para decidir fim da greve

Professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) realizarão uma nova assembleia para decidir o futuro da greve que mantém a universidade de portões fechados há pouco mais de dois meses. A data da assembleia será decidida durante reunião que acontece nesta semana. A análise vem depois de uma decisão tomada pelo Comando Nacional de Greve (CNG) de encerrar as paralisações após acordo com o governo federal assinado no último domingo (23).

De acordo com a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes), a opção por manter a greve aconteceu na última sexta-feira (21), e foi tomada antes da decisão do CNG. “Essa decisão foi justamente uma resposta às perguntas que o CNG fez à base sobre se o Andes Sindicato Nacional deveria construir coletivamente o fim da greve ou não, e se deveria assinar o acordo com o governo federal. As respostas a essas perguntas, enviadas de todo o país após uma rodada de assembleias na semana passada, embasaram justamente a decisão do CNG sobre o fim do movimento”, informou a Adufes, por nota.

Ocorre que, nesta rodada de assembleias anterior à decisão do CNG, o posicionamento da categoria na Adufes foi pela permanência da greve e não assinatura do acordo, junto com outras 19 universidades.  Pelas redes sociais, a presidente da Adufes, Ana Carolina Galvão, explicou a decisão tomada pelos professores da universidade. Na mesma nota, a Adufes informa que como outras 35 instituições decidiram pelo fim da greve, o que configura um entendimento majoritário, uma nova rodada de assembleias precisa ser realizada até o dia 3 de julho.

Ainda segundo a associação, não há posicionamento da universidade em relação ao fim da greve e todas as deliberações serão tomadas durante a nova assembleia. “Contudo, outras 35 instituições decidiram indicar ao CNG a saída da greve e a assinatura do acordo, configurando um entendimento majoritário. Agora, com essa decisão nacional, tendo vencido nacionalmente a posição pela saída da greve, uma nova rodada de assembleias será realizada nas diversas universidades para que decidam como proceder, uma vez que elas têm suas particularidades, suas datas, e deliberações próprias. Não há decisão na Adufes. Ela só será tomada na próxima assembleia, que será convocada em breve”.

Categorias
EducaçãoEsp. SantoGreveNotícias