Geral

PSB realiza Seminário Desenvolvimento Econômico e reúne lideranças em São Gabriel da Palha

O  PSB -Partido Socialista Brasileiro realizou em São Gabriel da Palha, no último sábado (11), o seu primeiro Seminário Sócio-econômico, o evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com participação de várias lideranças políticas e representantes de instituições e comércio, dentre elas o deputado federal Paulo Foletto, o deputado estadual Hudson Leal, Thiago Hoffman e Raquel Lessa, além do prefeito de São Gabriel da Palha, Tiago Rocha, prefeito de Pinheiros, Arnóbio Pinheiro, prefeito de Pancas, Sidiclei Gislei, o presidente da Câmara de São Gabriel junto com os vereadores Getinho, sargento Geik, Baíto, Thiago Silva, Getúlio Filho e Zé Roque, também o presidente estadual do PSB, Alberto Gavine e do governador Renato Casagrande que participou online deixando sua mensagem aos participantes do seminário.

Durante o seminário o PSB fez uma homenagem ao filiado Antônio Joaquim de Souza Neto, o Toninho da Cooabriel, (in momorian), Toninho foi uma importante liderança tanto para a Cooabriel quanto para o PSB. Sua filha Claudia Valério e a esposa de Toninho receberam uma placa de agradecimento aos relevantes serviços.

De acordo com o presidente do PSB em São Gabriel da Palha, Edmar Castelan, esse foi o primeiro nesta modalidade com debate da sustentabilidade do desenvolvimento. “Também é notável que as matrizes econômicas tenham percebido e alcançado maturidade, com boa dose de inovação criativa, tecnológica e ambiental. Notem bem: dito no plural “matrizes” para deixar claro, que São Gabriel da Palha não é mais sinônimo somente de café. Seu parque têxtil-industrial, por exemplo, concorre com Colatina e o Polo da Glória, em Vila Velha. A cidade atende ao qualificado mercado nacional e internacional. Emprega em larga escala e gera know hall, divisas e tributos, e oportunidades para micros e pequenos negócios satélites, que por suas vezes, distribuem rendas, salários e circulação financeira”.

“Outra dimensão dessa face econômica, é a transformação do município em centro comercial e logístico da região, concentrando serviços essenciais e modais, que alavancam outros setores agroindustriais, e notadamente a produção de café conilon. A boa notícia dos grãos transformados em produtos agregados, alargando e incluindo mais gente, da lavoura à industrialização, assim como a cana em aguardente, cacau em chocolate, e outros processos produtivos”, destacou Edmar Castelan.

Por outro lado, o seminário que atraiu lideranças, empresários, prefeitos e vereadores de outras oito cidades da região, indicou que o setor público deve atentar sobre o IDH, a expansão urbana, a rede de proteção social, os mananciais hídricos e a cobertura florestal.

“Realizar o evento na Câmara de Vereadores, deu veracidade ao debate. Foi na casa da política, no parlamento que ausculta o pulsar da cidade e produz leis. Havia representação popular e dos governos municipais e estadual, além de deputados estaduais e federal. Creio que o PSB deu o primeiro chute pra fazer a bola rolar: hora de debater a cidade, seus desafios, talentos, vocações e possibilidades. E apontou que é na cidade, que floresce a cultura da democracia e da cidadania, rumo à civilização”, frisou Odmar Péricles Nascimento, Sociólogo e Coordenador da Fundação João Mangabeira-ES.*Com informações do Diretório PSB São Gabriel da Palha

Categorias
GeralPolítica