Quase Mil novos soldados são formados e vão reforçar o efetivo da PM do Espírito Santo
A Polícia Militar do Espírito Santo realizou, na noite desta quinta-feira (31), a solenidade de formatura do Curso de Formação de Soldados (CFSd 2023). O evento aconteceu no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, reunindo autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos formandos.
A formatura marca o ingresso de 946 novos soldados combatentes às fileiras da PMES, após um ciclo de intenso preparo na Academia de Polícia Militar do Espírito Santo, iniciado em novembro de 2023. Além das disciplinas teóricas, os novos soldados participaram de atividades operacionais como o Estágio Operacional Supervisionado, que resultou em ações de destaque, incluindo apreensões de armas de fogo, prisões de foragidos e flagrantes em ocorrências de tráfico de drogas.
“A profissão policial militar é marcada por desafios complexos e multifacetados, exigindo preparo, resiliência e um comprometimento inabalável com a segurança pública e o bem-estar da sociedade. Entre os principais desafios enfrentados diariamente estão a exposição constante a situações de alto risco e a necessidade de tomar decisões rápidas em circunstâncias de incerteza, muitas vezes lidando com ameaças à própria integridade física e emocional. Por essa razão, vocês foram tão exigidos durante o curso de formação e hoje estão devidamente preparados para enfrentarem esses desafios”, disse o coronel Caus.
O governador Renato Casagrande, em seu discurso, também falou do compromisso do Estado com o fortalecimento das forças de segurança. “Este é um momento importante para o Espírito Santo. Ver este estádio lotado de policiais militares e familiares me enche de emoção e alegria. Temos trabalhado com seriedade para recompor o efetivo das forças de segurança, e hoje celebramos esses resultados ao lado daqueles que protegem nossa sociedade diariamente. É fundamental que a população conheça e reconheça o trabalho dos nossos policiais militares, que têm se dedicado com excelência e alcançado resultados significativos em prisões e apreensões. Essa é uma vitória de todos nós”, declarou o governador.
Esta é a segunda turma a conquistar o título de Tecnólogo em Segurança Pública, uma importante conquista tanto para a PMES quanto para os novos soldados, que agora estão capacitados a atuar com responsabilidade e excelência no exercício da função policial. O curso, com uma carga horária de 1.693 horas, abrangeu 50 disciplinas teóricas e práticas, incluindo Direitos Humanos, Legislação Policial Militar, Policiamento Ostensivo Geral, Uso da Força Legal e Arma de Fogo, Direito Constitucional e Método Giraldi de Preservação da Vida.