Com a chegada das altas temperaturas e o período chuvoso, a Secretaria de Saúde, através dos Agentes de Combate a Endemias, intensifica as ações de combate à dengue. No último boletim epidemiológico, do período de 1º ao dia 20 de janeiro desse ano foram notificados 106 casos, com 19 confirmados, 43 descartados e 44 em investigação; nenhum óbito registrado.
A Secretaria de Saúde reforça que com o período chuvoso, os cuidados precisam ser redobrados. Um único ovo do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya, zika e febre amarela consegue sobreviver até 400 dias sem contato com a água, só aguardando o primeiro momento de chuva para eclodir.
O prefeito Tiago Rocha, que é enfermeiro também entrou na luta contra o aedes aegypti e destaca a responsabilidade compartilhada no enfrentamento da doença. “Essa é uma responsabilidade de todos; a Prefeitura está agindo, mas precisamos da colaboração de todos. Recebam os agentes de endemias em suas casas durante as visitas. Juntos, podemos deter a propagação do mosquito e proteger nossa comunidade”.
Além das visitas, medidas simples fazem a diferença: manter lixeiras tampadas, ralos limpos com tela, usar lonas para cobrir materiais de construção e adotar repelentes são práticas que ajudam a evitar focos do Aedes aegypti. A população é peça-chave nessa batalha. Faça sua parte e evite a proliferação do mosquito.