Notícias

Secretário comemora eficácia da Coronavac e diz que ES já tem acordo para adquirir vacina

O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, usou as redes sociais para comemorar a notícia divulgada, nesta quinta-feira (7), pelo Governo de São Paulo, de que a vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, tem 78% de eficácia e protege 100% contra os casos graves da covid-19. Os dados foram enviados ainda nesta quinta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em um vídeo divulgado no canal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no YouTube, o secretário destacou a capacidade do país de desenvolver soluções.”Hojé é um dia da ciência, um dia onde a demonstração de que a iniciativa de que produzir soluções dentro do Brasil são possíveis e viáveis. Produziram-se vacinas no mundo inteiro, mas hoje uma vacina produzida no Brasil, uma vacina do SUS já está disponível para ser aplicada na população, com a sua segurança e sua eficácia garantida em 78%”.

O secretário também ressaltou que, caso o Ministério da Saúde não adquira todas as doses disponíveis da CoronaVac, o Espírito Santo já se preparou para iniciar a imunização, independente do governo federal. “O Estado do Espírito Santo realiza um movimento para que o Ministério da Saúde possa incorporar todas as vacinas do Butantan no PNI (Plano Nacional de Imunização), e que elas sejam distribuídas, de maneira igualitária e universal, em todo o país, por meio da coordenação do Ministério da Saúde. Caso isso não ocorra, nosso estado já tem um memorando de entendimento assinado com o Butantan, para a aquisição de doses complementares de vacinas, para que, junto com o PNI, a gente consiga alcançar uma quantidade grande da população capixaba e oportunizar uma vacinação ampla, precoce e que alcance toda a população adulta e idosa, ainda no ano de 2021”, disse o secretário.

Categorias
Notícias