O Espírito Santo enviou, na madrugada desta quarta-feira (8), com destino inicial a São Paulo, seis homens do Corpo de Bombeiros e a cadela farejadora Case, para auxiliar em resgates após terremotos iniciados na Turquia na última segunda-feira. Além deles, outros 26 policiais e 22 bombeiros de São Paulo estarão na operação, bem como outros seis membros do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Juntos devem embarcar em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para a Turquia.
Lá, os militares ficarão à disposição das autoridades locais, para auxiliar na busca e resgate de vítimas que ainda estejam desaparecidas sob os escombros. Os capixabas que embarcaram foram o major Fábio, major Siwamy, capitão Marinho, sargento Sperancini, sargento Breno e o cabo Vicentini. Os militares fazem parte do Centro Especializado de Resposta a Desastres (Cerd), a equipe do CBMES especializada em resgates e desastres de grandes proporções.
A equipe do Espírito Santo foi enviada com autorização do governador Renato Casagrande, que divulgou o gesto nas redes sociais. “Seis militares e a cadela Kase, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, estão a caminho da Turquia para trabalhar na localização de vítimas do terremoto. Um gesto de solidariedade e colaboração diante desta catástrofe que fez tantas vítimas e deixou um vasto rastro de destruição. O efetivo em questão atua em resgates de risco e desastres de grandes proporções”; postou o governador em sua rede social.