Colatina

Sobe o nível do Rio Doce em Colatina e aumenta o risco de inundação nesta terça-feira

O  nível do Rio Doce continua subindo e atingiu 7,20 metros no último boletim do CPMR (Serviço Geológico do Brasil), divulgado às 19h20,  por isso o risco de inundação no município de Colatina é iminente. O gabinete de crise da Prefeitura de Colatina realizou mais uma reunião nesta segunda-feira (27), e o Capitão Douglas, do Corpo de Bombeiros, confirmou que muita vai chegar  devido a abertura das comportas da usina hidrelétrica de Aimorés(MG) serão abertas nesta terça feira.

“É que a represa Aimorés (MG) é de fio d’água e não consegue reter volume hídrico acima do limite. Por isso, é preciso aumentar a vazão, fazendo subir o nível do Rio Doce. Esse patamar pode ultrapassar, ao longo desta madrugada, os oito metros (1,40 metros acima da taxa de inundação). Se isso acontecer, de acordo com o capitão, a água começaria a entrar na Rodoviária Alderico Tedoldi, nas partes baixas da cidade. Invadiria não só as margens do Rio Doce, como também o Santa Maria”, disse o capitão.

A cota de oito metros é menor do que a enchente de 2013, quando chegou aos nove metros. A orientação é que a população continue a mobilização de retirada dos pertences dos locais alagáveis para locais adequados. Nas redes sociais, o prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli, pediu cautela aos moradores. “Agora, infelizmente as notícias são ainda mais preocupantes. Nós estamos pedindo mais cautela, porque a previsão que nós fizemos se confirmou, nós estamos recebendo muita água da Usina de Aimorés e Mascarenhas é que tem aumentado o número de vazão de água. Então está previsto que o rio ultrapasse 8 metros”, disse o prefeito.

Categorias
ColatinaNotíciasRegional